Este sábado voltamos à Sardoeira (Covelas, Trofa) para rever as árvores que plantamos na época passada, analisar o seu estado e fazer alguma manutenção na área. Como afirmamos sempre: não basta plantar, é preciso monitorizar e cuidar!
Os dez voluntários munidos de sacholas e tesouras de poda fizeram caldeiras em torno das  árvores nativas, eliminaram silvas e algum tojo em excesso em torno das pequenas árvores, cortaram os jovens rebentos dos eucaliptos. 

Foi ainda plantada uma dezena de castanheiros e feitas algumas amostragens para análise da sobrevivência das árvores. Com base nesta análise simples estima-se que a taxa de sobrevivência ronda os 60%. Vimos de muito boa saúde os freixos, os sanguinhos, os pilriteiros, os carvalhos-alvarinho, os castanheiros, os medronheiros que plantamos em 2011/12 e ainda verificamos que há uma excelente regeneração natural de sobreiro, pinheiro-bravo e medronheiro. O ano passado plantaram-se na Sardoeira mais de 4.000 árvores.

Obrigada a tod@s! FOTOS

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é promovida pelo Cre.Porto em colaboração com a Câmara Municipal da Trofa e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.