Este sábado 17 corajosos voluntários participaram na ação de controlo de háquea-picante na Serra de Santa Justa, em Valongo. Dizemos corajosos porque não se assustaram com o denso nevoeiro matinal nem com o nome da planta invasora que tinhamos que eliminar 🙂
E a verdade é que as pequenas háqueas já picavam, e esse foi precisamente um dos critérios que usamos para as distinguir dos pinheirinhos que estão em regeneração natural na Serra. O outro critério foi o da cor: a háquea é verde e as acículas do pinheiro têm um tom azulado.

Depois de uma pequena conversa sobre as plantas invasoras, as características da háquea e o método a usar na tarefa vestimos as luvas e pusemos mãos-à-obra, arrancando as pequenas plantulas pela raiz.
Enchemos cerca de 10 sacos e contentores e stimamos ter retirado da serra cerca de 4.000 pequenas háqueas e umas centenas de frutos ainda fechados (que não tinham libertado ainda as suas duas sementes).

Bom trabalho! Obrigada a tod@s! FOTOS

O género Hakea é endémico da Austrália e inclui cerca de 150 espécies de arbustos ou pequenas árvores. A háquea-picante é um arbusto de porte desgrenhado com folhas em forma de espinho. Considerada útil para formar sebes que travem de forma eficaz a passagem de intrusos, é uma invasora temível, que tira partido dos fogos florestais para germinar ainda em maior escala. Está declarada como peste na África do Sul; em Portugal, está incluída na lista de espécies invasoras.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto sendo promovida pelo Cre.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo