No dia 13 de outubro (09h30-13h00) vamos continuar os nossos trabalhos de criação e cuidado de florestas urbanas nativas. Desta vez vamos fazer uma ação de controlo de uma planta invasora – a háquea-picante (Hakea sericea). Na Serra de Santa Justa foram identificados vários pés desta planta, queimados pelo incêndio ocorrido este Verão. Quando a árvore morre as sementes são libertadas e projetadas para grandes distâncias criando novos focos de invasão. É precisamente esta a situação verificada no terreno, podendo observar-se milhares de pequenos pés desta espécie a brotar. Esta ação visa erradicar estes pés que estão agora a florescer.

O género Hakea é endémico da Austrália e inclui cerca de 150 espécies de arbustos ou pequenas árvores. A háquea-picante é um arbusto de porte desgrenhado com folhas em forma de espinho. Considerada útil para formar sebes que travem de forma eficaz a passagem de intrusos, é uma invasora temível, que tira partido dos fogos florestais para germinar ainda em maior escala. Está declarada como peste na África do Sul; em Portugal, está incluída na lista de espécies invasoras.

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto sendo promovida pelo Cre.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo

Propomos terminar esta ação com um piquenique livre, da responsabilidade de cada participante, como forma de convívio e ao mesmo tempo fazer um ponto de situação dos trabalhos.
Atividade livre mas de inscrição obrigatória. FICHA DE INSCRIÇÃO.
 
Depois de se inscrever e até 24 horas antes da ação receberá um e-mail com os dados precisos para o dia da atividade na qual se inscreveu (coordenadas geográficas do local de encontro e outras sugestões práticas).
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]