Durante o mês de outubro foram realizadas 5 atividades de voluntariado no Viveiro do FUTURO e foram vários os voluntários que disponibilizaram o seu tempo para colaborar com a equipa CRE.Porto nas tarefas de viveirista. Os trabalhos foram diversos, mas o empenho e o entusiasmo dos Voluntários foi sempre o mesmo!

As bétulas (Betula pubescens) que ainda estavam na estufa precisavam de mais espaço para crescer, então foram transplantadas cuidadosamente para tabuleiros maiores. Os tabuleiros de medronheiro (Arbutus unedo) e de bétula, semeados em janeiro 2020, necessitavam de uma reorganização para ocuparem menos espaço nos canteiros. Nos restantes dias, os voluntários ajudaram a arrumar os lotes de espécies nativas dos canteiros externos e na contagem de plantas.

Em várias ocasiões, o trabalho foi vistoriado por mais que um exemplar da águia-d’asa-redonda (Buteo buteo). Fez-nos lembrar que o trabalho realizado neste viveiro poderá contribuir também para a biodiversidade animal das áreas FUTURO. Os voluntários não estão só a cuidar das árvores de futuros bosques nativos, mas a contribuir para a recuperação de habitat de animais.

Todas as atividades foram realizadas tendo em conta as normas da DGS e mesmo com a máscara e o distanciamento foi possível ver a felicidade dos participantes por poderem voltar ao Viveiro do FUTURO!

Muito obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020CRE.Porto.malmeida, ©2020CRE.Porto.smendes

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.