No passado mês de março, foram entregues 34 plantas de espécies florestais nativas ao Corpo Nacional de Escuteiros de Moreira da Maia, nascidas no Viveiro do FUTURO. Os 6 carvalhos alvarinho (Quercus robur) e os 28 freixos (Fraxinus angustifólia) serão cuidados, transplantados e apadrinhados pelos jovens deste agrupamento.

Na comemoração do Dia do Pai os Lobitos e as suas famílias realizaram a transferência das árvores nativas para vasos maiores, utilizando terra vegetal de boa qualidade e garantindo a limpeza das ervas infestantes. Cada Lobito levou uma árvore para casa que terá que cuidar até ser instalada no local definitivo. No próximo Dia da Mãe os Lobitos trarão as suas plantas até ao agrupamento para personalizarem cada um dos vasos.

Na próxima época de arborização (outono/inverno) será organizada uma ação de voluntariado pelo Município da Maia, em conjunto com os escuteiros, no âmbito do projeto FUTURO. O objetivo será instalar definitivamente, numa área apropriada, as 34 pequenas árvores e que já estarão nesse momento bem mais crescidas.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2019CNEMoreiradaMaia

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e organizada pela Câmara Municipal da Maia, com a colaboração do CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Horto Municipal e o Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.