No passado dia 16 de fevereiro, o FUTURO regressou aos Baldios de Ameixieira, Currais e Cales, na Serra da Freita para continuar o trabalho que se iniciou no inicio do ano de 2019. Os 37 voluntários vieram munidos de energia e dedicação extra, pois nesta segunda ação as covas semi-abertas facilitaram a instalação das 647 árvores nativas.

As manhãs em Arouca começam sempre frias e com o sol timidamente a surgir sobre a encosta, mas nesta segunda ação, o calor chegou mais cedo, não fosse também pela inclinação da parcela, que obrigou a um desempenho suplementar de pernas e braços! Além dos voluntários do FUTURO, muitos deles participantes na primeira ação (12 de janeiro), juntaram-se, desta vez, mãos muito pequeninas de algumas crianças, quais mini voluntários em crescimento e os escuteiros do Agrupamento 1302 de Rossas. Apesar do trabalho estar um pouco facilitado, era importante garantir uma boa instalação das plantas, respeitando as necessidades das diferentes espécies. Carvalhos-alvarinho (Quercus robur), medronheiros (Arbutus unedo) e sobreiros (Quercus suber) irão adaptar-se com alguma facilidade ao terreno mais ingreme e mais exposto, já as tramazeiras (Sorbus aucuparia) e gilbardeiras (Ruscus aculeatus), pela sua ecologia, exigiram uma plantação numa zona mais sombria e húmida, perto de uma linha de água. Só cumprindo com estas exigências, aliadas a uma correta plantação, colocação de estacas e protetores é que conseguiremos garantir a sobrevivências das plantas e poderemos contribuir, efetivamente, para a construção de um verdadeiro bosque nativo.

Pelas dimensões particulares desta parcela, o trabalho não ficou terminado e como tal, dia 9 de março iremos regressar, com mais energia, mais voluntários, mais força de vontade e mais árvores! 🙂

FOTOS | ©2019CRE.Porto.ampereira; ©2019CRE.Porto.malmeida

 

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Conselho Directivo dos Baldios de Ameixieira, Currais e Cales, Matéria-Prima – Associação para a Reabilitação da Serra da Freita e o CRE.Porto. Colaborou o ICNF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.