“Plantar uma Árvore” colabora em área do FUTURO em Valongo

“Plantar uma Árvore” colabora em área do FUTURO em Valongo

No passado 12 de novembro membros da associação “Plantar uma Árvore” e os voluntários do FUTURO (53 no total) estiveram a trabalhar numa área de intervenção do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto em Valongo (Serra de Santa Justa). Esta parcela, inserida em Rede Natura 2000 e no Parque das Serras do Porto está em intervenção no âmbito do FUTURO desde 2014.

Nessa intensa manhã de trabalhos fizemos de tudo – só não se plantaram árvores 🙂 . Foram feitas estacas com varas de eucalipto, cortou-se rebentação de eucalipto, arrancaram-se e descascaram-se acácias, desanuviaram-se e melhoraram-se as caldeiras das árvores já plantadas (carvalhos-alvarinho, sobreiros e medronheiros), instalaram-se estacas. A parcela de trabalho é comprida pelo que os Voluntários da associação “Plantar uma Árvore” e do FUTURO dispersaram-se no terreno: alguns trabalharam em pequenos grupos, outros em pares e outros preferiram a solidão para fazer o seu trabalho.

Verificamos que, apesar das baixas, temos muitas plantas vivas e a crescer, algumas delas lentamente dado que o solo é genericamente pobre. Na área (anteriormente ocupada por um eucaliptal com escassa gestão que acabou por ser dominado por um acacial), não há abundância de regeneração natural, o que reforça a importância do trabalho que temos levado a cabo.

No final da manhã estávamos cansados mas com aquela boa sensação de dever cumprido e prontos para desfrutar do resto do domingo. 🙂

Obrigada a tod@s, muito em particular à equipa da “Plantar uma Árvore” que veio de Lisboa com o único objetivo de participar nesta ação.

FOTOS – Créditos: ©CRE.Porto2017rruiz, ©CRE.Porto2017ampereira

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, tendo sido organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto, com a colaboração da Associação Plantar uma Árvore.

2017-11-14T13:08:55+00:00 14 Novembro, 2017|ação de manutenção, controlo de invasoras|