P1070642No passado dia 15 de dezembro contamos com a colaboração de um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Campo, do curso vocacional de 3.º ciclo “Proteção e Gestão do Ambiente”, assim como de Voluntários do FUTURO para uma ação de arranque manual de pequenos rebentos de háquea-picante. Os alunos compreenderam a relevância deste trabalho e contribuíram de forma empenhada para o controlo da háquea – a remoção de cerca de 500 pés será sem dúvida muito importante para ajudar a travar a expansão desta espécie na área em questão.

O trabalho de controlo de espécies invasoras e da expansão da flora nativa na Serra de Santa Justa continua. Uma das áreas que está a ser intervencionada, na encosta poente da serra, apresentava núcleos densos de háquea-picante, que interferem negativamente com a flora e fauna locais. O controlo da espécie invasora engloba várias medidas, implementadas de forma continuada, incluindo corte, fogo controlado e arranque manual.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2015CRE.Porto|malmeida

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto.