Na passada segunda-feira, 15 de junho, o Município de S. João da Madeira acolheu uma ação de capacitação-ação sobre plantas invasoras realizada no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A ação, para operacionais de jardins e espaços verdes, envolveu 19 participantes de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e da empresa Silvapor.

Ao longo do dia os participantes conheceram os impactos negativos que estas plantas têm sobre os sistemas ecológicos e sob a nossa economia e apreenderam a distinguir as principais plantas invasoras da região, como a austrália (Acacia melanoxylon), mimosa (Acacia dealbata), acácia-de-espigas (Acacia longifolia), espanta-lobos (Ailanthus altissima), tintureira (Phytolacca americana), robínia (Robinia pseudoacacia) e penachos (Cortaderia selloana).

A Doutora Elizabete Marchante, investigadora e docente do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, orientou os trabalhos no Parque do Rio ÚL onde diversas plantas invasoras foram identificadas (penachos, austrálias, mimosas, etc.) e onde os participantes implementaram o método de controlo por “descasque” num núcleo de austrálias. Para que este método seja eficaz estas árvores não deverão ser cortadas até morrerem de pé, para que não se estimule a rebentação de mais austrálias por raiz ou por germinação. Aguardamos os resultados.

Obrigada a todos!

FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto

Esta ação desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciada pelo ON.2.