No passado 7 de maio, o Município de Vale de Cambra acolheu uma ação de capacitação para operacionais sobre “Controlo eficiente de plantas invasoras” organizada no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Além dos colaboradores municipais, que atuam nos espaços verdes urbanos e florestais, participaram ainda operacionais e sapadores florestais dos municípios vizinhos de Arouca e Oliveira de Azeméis, num total de 28 pessoas que trabalham na linha da frente no controlo às espécies invasoras.


A Doutora Elizabete Marchante, investigadora e docente do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, liderou a iniciativa, começando por apresentar as principais plantas invasoras da região, bem como as identificar e controlar. Os participantes estiveram em Algeriz, numa área invadida por Acacia dealbata (mimosa), onde colocaram em prática o método de controlo por “descasque”, e tomaram contacto com os métodos de golpe/ Injeção de herbicida e de corte combinado com aplicação de herbicidas.

FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciada pelo ON.2.