No domingo de manhã, 1 de março, plantamos mais 320 árvores nativas em Matosinhos. A área de intervenção foi uma encosta acima do Parque da Ponte do Ponte do Carro, nas margens do Rio Leça, onde já estão instalados alguns jovens sobreiros. Foram plantados mais 280 plantas desta espécie e 40 medronheiros. O dia de chuva constante afastou muitos dos mais de 50 inscritos que tínhamos para o dia. Acabámos por ser só 19 mas tão cheios de determinação que só paramos quando os tabuleiros com plantas ficaram vazios e sempre a pensar que a chuva é desagradável para os plantadores mas uma bênção para as pequenas plantas. O Tiago, o Miguel, a Mariana, o Fábio e os restantes elementos do Agrupamento de Escuteiros de Paranhos (Porto) mostraram que os Escuteiros estão preparados para tudo!
O dia foi especial para nós porque pudemos ainda acolher novos (e valentes!) Voluntários que ficaram a conhecer-nos através da Campanha no Metro e porque pudemos verificar o bom estado de algumas árvores nativas plantadas na área do Parque em épocas anteriores.

No final da plantação ninguém arredou pé sem antes ouvir a Dra. Conceição Leite – do gabinete de arqueologia da Câmara Municipal de Matosinhos – apresentar-nos algumas curiosidades sobre o Rio Leça. Referido por muitos como o rio do esquecimento e por outros pelo rio brando, sabe-se que há cerca de 18 mil anos tinha como afluentes o rio Ave, o Cavado e o Lima e que, mais tarde, durante a conquista romana na Península Ibérica, atemorizou a expedição dos romanos no ano 138 a.C. Pudemos ainda apreciar a Ponte do Carro, uma belíssima ponte medieval sobre o Rio Leça (séculos
XII – XIII), classificada como Imóvel de Interesse Público.

Obrigado a tod@s!

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CRE.Porto. Colaborou o Ecoclube Guarda-Rios. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.


FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto, Ramón Ruiz