O FUTURO precisa de 100.000 árvores e nós precisamos de TI” é o mote da mais recente campanha lançada pelo “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”. A ação visa a angariação de voluntários para integrar a Bolsa de Plantadores e, assim, participar na plantação e manutenção de árvores, potenciando a melhoria do território.

A campanha – presente na rede do Metro do Porto, entidade que se assumiu como o mais recente parceiro da iniciativa – é protagonizada por cinco cidadãos que representam diferentes segmentos da sociedade, sublinhando que este projeto é de todos e para todos.

Refira-se que os grandes objetivos do FUTURO são a diversificação e qualificação da paisagem metropolitana, a melhoria da qualidade do ar, o fomento da biodiversidade, o aumento a qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade da região.

A iniciativa FUTURO arrancou em 2011, no seio do CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto –, prolongando-se até 2016. O projeto tem como meta reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região.

O território de intervenção do FUTURO estende-se pelos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto sendo que, até ao momento, foram já plantadas mais de 45 mil árvores nativas (carvalhos, sobreiros, medronheiros, azevinhos, entre outras), que são cuidadas e monitorizadas regularmente. O projeto conta com o envolvimento de 37 instituições, mais de 6.500 participações voluntárias individuais e mais de 17.500 horas de voluntariado.

O FUTURO é promovido pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto e é cofinanciado no âmbito do QREN e do ON.2 – O Novo Norte (operação NORTE-09-0230-FEDER-000124).