Azevinho (Ilex aquifolium)

Este ano associamo-nos a uma das romarias mais dinâmicas do concelho da Trofa – a de S. Gonçalo – e no dia 24 de janeiro (manhã) vamos plantar o “Bosque de S. Gonçalo”, no Monte da Paradela, uma das áreas por onde passam os romeiros como forma de manter a tradição das peregrinações. Estamos a preparar os terreno e no dia 24 tudo estará a postos para que os romeiros e outros plantadores possam instalar no Monte da Paradela (por onde também passa o Caminho de Santiago) cerca de 600 exemplares de espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, medronheiros, azevinhos, azereiros, entre outras.

Será uma forma simbólica de enraizar mais uma tradição já com mais de 100 anos e investir no futuro desta área inserida na Reserva Ecológica Nacional e na Rede de Sítios Metropolitanos.

Detalhes & inscrições: após a sua inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal da Trofa e o CRE.Porto em colaboração com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave, a Associação Moradores Aldeia Paradela e a AMO Portugal – Trofa. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.