No dia 13 de dezembro, o Monte das Pedras, na Serra de Santa Justa (Valongo) foi novamente palco de uma grande plantação de árvores e arbustos nativos, nomeadamente de medronheiro, sobreiroe carvalho-alvarinho. A previsão meteorológica ameaçava chuva forte mas os voluntários do FUTURO não têm medo de umas gotas! Vêm do Porto, Gaia, Trofa, Maia, Gondomar, Famalicão, Paredes, Lousada, Valongo… e no local e hora marcados lá estavam com enxadas, sachos, impermeáveis e galochas, sem medos! 

Poucos minutos depois da Raquel nos dar as orientações iniciais sobre como plantar e regras básicas já só se ouvia o som das enxadas e das picaretas a bater com força no solo.Os sapadores florestais de Valongo tinham feito uma prévia limpeza do terreno – abatendo a maioria dos eucaliptos – e estacando os locais onde deveríamos plantar. Nós fizemos o resto: abrir as covas e aconchegar as plantas ao solo.

A jornada só foi interrompida para provarmos uns biscoitos da Padaria JONEVES, gentilmente oferecidos pela família Neves, e beber um chá morno. Depois de repostas as energias o trabalho foi continuando até vermos o final das estacas marcadas no solo. 

O Xulio, jardineiro de profissão e eleito este sábado mestre ‘estacador’ do FUTURO, não nos deixou parar: mal acabaram as estacas começou a fazer mais com as varas de eucalipto sobrantes e a colocá-las no compasso planeado.


Plantámos 865 árvores e arbustos nativos e para esse número muito contribuíram os 60 voluntários que participaram de manhã, de tarde ou durante todo o dia, com especial destaque para um grupo da Escola Secundária de Valongo e para uma generosa comitiva do Alto Relevo – Clube de Montanhismo, que realiza muitas atividades de espeleologia, montanhismo e proteção ambiental nestas Serras. Aproveitamos para sugerir o filme sobre a Mineração Romana nas Serras de Valongo, realizado pela Alto Relevo.
Esta plantação foi mais uma de uma ampla série que estamos a levar a cabo em Valongo durante esta época 2014/15 com o objetivo de recuperar mais de 9 hectares de território até agora dominado por eucaliptos e acácias, com a plantação de mais de 9.000 árvores e arbustos nativos e um controlo apertado das invasoras. No dia 25 de outubro tínhamos feito a primeira plantação nesta área do Monte das Pedras, uma faixa de 20 metros em torno de uma propriedade onde ainda se produz eucalipto mas que, com o acordo do proprietário, começa a ser alvo de uma transição para espécies autóctones. 
Obrigada a todos! FOTOS
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo CRE.Porto e Câmara Municipal de Valongo. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.