O município da Trofa acolheu, no passado 7 de novembro 2014, a primeira de 10 ações de capacitação-ação sobre plantas invasoras, a realizar no âmbito do FUTURO. A ação dirigida a técnicos operacionais de manutenção de espaços verdes e sapadores florestais foi muito participada; no total 26 profissionais da ASVA, Portucalea e dos municípios da Trofa, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

A Doutora Elizabete Marchante, investigadora e docente do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, orientou os trabalhos e deu a conhecer as principais espécies invasoras da região, as características que tornam estas plantas difíceis de eliminar e controlar e demonstrou algumas metodologias eficazes no controlo destas plantas.

No Monte da Paradela, os participantes arrancaram e descascaram mimosas (Acacia dealbata) e austrálias (Acacia melanoxylon). Uma das austrálias exigiu equipamento especial dado ter um diâmetro com cerca de 80 cm. Agora é aguardar que morram em pé, para posteriormente se proceder ao seu corte.

Obrigada a todos.

Fotos Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal da Trofa, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciado pelo ON.2.