No passado dia 13 de novembro 25 técnicos operacionais de manutenção de espaços verdes e sapadores florestais dos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes participaram na ação de capacitação-ação “Identificação e controlo eficiente de plantas invasoras” organizada no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

A ação decorreu no Centro de Interpretação Ambiental de Valongo e estiveram presentes a equipa de sapadores florestais da Associação Florestal do Vale do Sousa, as equipas de manutenção de espaços verdes de Gondomar, dois técnicos da Câmara Municipal de Paredes, a equipa de Sapadores Florestais de Valongo e as equipas de manutenção de espaços verdes do município anfitrião.

Hélia Marchante (Escola Superior Agrária de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra), foi a responsável por acompanhar os operacionais no terreno, dando-lhe a conhecer as plantas invasoras dominantes da região e as técnicas de controlo adequado para cada espécie. Foram aplicadas na Serra de santa Justa as técnicas de controlo de acácias e háquea-picante. FOTOS

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciada pelo ON.2.