No passado dia 7 de junho 42 voluntários devidamente apetrechados com as ferramentas necessárias regressaram ao Monte de Santa Justa (Valongo) para ali deixar um pouco da sua energia e atenção a mais uma das áreas em recuperação no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na AMP. O objetivo é continuar a criar diversidade na Serra de Santa Justa, uma área Rede Natura 2000 e Área Protegida Local.

Este dia de atividade intensa foi despoletado pela EDP no âmbito da sua iniciativa Parte de Nós 2014. 

Assim, não será de surpreender que a maioria dos voluntários fossem colaboradores familiares e amigos da EDP, mas contamos igualmente com um empenhadíssimo grupo da Rede Ambiente e com vários Curadores da Floresta que se dedicaram a eliminar invasoras da área em torno das pequenas árvores, redefinir as caldeiras, adicionar composto na base das árvores (gentilmente oferecido pela Lipor) e fixar as árvores aos tutores através de fitas de ráfia.

A área em intervenção ardeu em 2012 e estava ocupada com eucalipto, acácia e háquea picante (espécies invasoras). Ali foram abatidos eucaliptos, realizadas ações de controlo de háquea picante e plantadas 922 árvores árvores nativas (carvalhos-alvarinhos, sobreiros, medronheiros, pilriteiro e castanheiros) nas campanhas de 2012/13 e 2013/14.

Cada um@ deixou um pouco de si no Monte de Santa Justa e levou para casa a boa disposição natural após uma boa atividade no campo e a esperança de ir ao Monte daqui a alguns anos colher medronhos e bolotas para fazer compotas e pão!

Obrigada a tod@s. FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo. A Lipor colaborou com a oferta de composto Nutrimais. A ação faz parte da iniciativa Parte de Nós 2014 promovida pela Fundação EDP.