A Câmara Municipal de Santo Tirso, em busca de soluções para evitar os incêndios florestais no concelho e simultaneamente gerar oportunidades de emprego, contratou recentemente nove desempregados de longa duração inscritos no Centro de Emprego de Santo Tirso para cumprir funções de vigilância, deteção e alerta de incêndios florestais bem como realizar a gestão de combustível vegetal em terrenos municipais.

Uma equipa de cinco elementos – Equipa de Defesa da Floresta Contra Incêndios – estará centrada em Monte Padrão, a área em intervenção no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores – para efetuar a vigilância, deteção e alerta de incêndios.

A equipa de Silvicultura Preventiva (cinco pessoas) realizará ações de gestão de combustível vegetal, incluindo remoção e desbaste de vegetação em vários terrenos municipais.

Estas equipas vêm reforçar a já muito experiente Equipa de Sapadores Florestais que atua no concelho, que contribuiu para a formação das novas equipas em colaboração com as três Corporações de Bombeiros de Santo Tirso.

Reportagem na SIC | Reportagem na RTP | Santo Tirso TV