No lugar de Azevedo, Campanhã (Porto), junto à ponte sobre o rio Tinto, as margens do lado esquerdo foram adotadas por um grupo de cidadãos que querem contribuir para a sua melhoria ambiental e paisagística. Esta é uma das áreas de intervenção incluídas no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O trabalho começou há cerca de dois anos e desde daí que a Isabel Ribeiro, que lidera os trabalhos e regularmente vai para o terreno, tem cuidado deste local, com a ajuda de vários parceiros.

No passado mês de março, realizaram-se duas ações de plantação de arbustos e árvores nativas para aumentar a biodiversidade do local e promover a estabilidade das margens. Assim, no dia 21 de março, Dia da Árvore, acrescentaram-se mais 21 árvores (sabugueiros, pilriteiros e uma tramazeira) à parcela de Azevedo e no dia 29 de março, voltou-se ao terreno, desta vez com 26 voluntários que plantaram 120 árvores nativas (sabugueiros, lódãos-bastardos, pilriteiros, sanguinho-de-água, freixos, azevinhos, tramazeiras, carvalhos-alvarinhos e um pinheiro-manso). Nesse sábado, os voluntários também cuidaram das caldeiras das árvores já plantadas na área. Para proteger as árvores de um rebanho de cabras e ovelhas que passam pela parcela, foram ainda colocadas redes protetoras oferecidas pelo CRE.Porto e construidas barreiras de canas e ramos. Esta última tarefa foi concluída nos dias seguintes à plantação.

Obrigada a tod@s! Galeria de FOTOS

Ação desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é uma colaboração do CRE.Porto, Projeto Rios, Quercus-Porto, Águas do Porto, Câmara Municipal do Porto. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum.