No sábado passado o bonito sol matinal encheu-nos de energia e a plantação na ribeira da Castanheira, em Rio Tinto, começou cedo. À hora marcada lá estavam dezenas de cidadãos que integram o Movimento Rio Tinto para colaborar na plantação de árvores nativas nas margens desta ribeira, ali mesmo ao lado do antigo mercado de Rio Tinto e da estação de Metro.

A ação começou com um ato simbólico. O presidente da Câmara Municipal de Gondomar e o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto plantaram juntos uma pequena árvore. E depois disso partimos todos para a ação. Algumas pessoas fizeram questão de assinalar a árvore que marcaram com o seu nome, de modo a poderem continuar a acompanhar a sua evolução.

Foram plantadas no total 104 árvores de espécies nativas (Quercus roburUlmus minorArbutus unedoMyrica faya, Salix sppCastanea sativa) pelos 45 participantes na ação.

De modo a facilitar as futuras ações de manutenção, sempre particularmente desafiantes nas margens ribeirinhas, o CRE.Porto ofereceu à Junta de Freguesia de Rio Tinto 56 redes protetoras individuais para as árvores. Agora, as nossas pequenas árvores estão nas mãos dos cidadãos de Rio Tinto!

Obrigada a tod@s. FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e da Embaixada da Água, é promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, Junta Freguesia e Movimento Rio Tinto. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum.