Na sexta passada, 14 de junho, estivemos na Quinta da Sardoeira (Trofa) com um pequeno grupo de  (10) colaboradores da Optimus. O objetivo era construir um charco para anfíbios, no âmbito da Campanha “Charcos com Vida, mesmo ao lado das nossas áreas de reflorestação, bem como cuidar das nossas árvores nativas, limpando e aprofundando caldeiras de retenção de água em torno de medronheiros, carvalhos e castanheiros plantados nesta parcela desde 2011. Os trabalhos continuarão em breve…

Na Sardoeira, em parcelas que totalizam os 10 hectares, foram plantadas 6.933 árvores nativas ao longo das duas últimas épocas de plantação (2011 a 2013). Algumas das espécies plantadas foram o castanheiro (Castanea sativa), o carvalho (Quercus robur), o freixo (Fraxinus angustifolia), o medronheiro (Arbutus unedo), o pilriteiro (Crataegus monogyna), a pereira-brava (Pyrus bourgaeana), o azereiro (Prunus lusitanica), entre outras…
Obrigada a tod@s! FOTOS 
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal da Trofa e a ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave, com a participação de colaboradores da Optimus e seus familiares e amigos. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum. Na construção do charco colabora o CIBIO-div.