No passado dia 1 de junho, as crianças foram sem dúvida as rainhas desta autêntica festa, que começou à volta dos pinheiros plantados em janeiro e terminou nas dunas. Ao todo fomos cerca de 70 voluntários, com destaque para os escuteiros de Mindelo, que trouxeram muita animação, muita cor e muita energia. Como o trabalho de arrancar chorões era duro, os mais pequenos foram para a floresta. Despacharam o assunto em dois tempos e vieram a correr dizimar este infestante das dunas, que nem chegou a perceber o que lhe aconteceu. “Promover o respeito da criança pelo meio ambiente” está inscrito como um objetivo educacional na Convenção sobre os Direitos da Criança. Hoje, ao ver todo este empenho e exemplo dados, este objetivo parece-nos muito pouco ambicioso… explorem as fotos e vejam se não concordam.
Obrigada a tod@s!
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde e a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto e contou com a participação da Junta de Freguesia de Mindelo, Junta de Freguesia de Árvore, Equipa de Sapadores Florestais, Amigos de Mindelo e o Grupo de Escuteiros de Mindelo. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum.
Será que a falta de coordenação desta ‘ação de promoção’ se deveu a haver tantas entidades envolvidas? Foi a 1ª vez que participei como voluntária em algo deste tipo e a impressão foi negativa: ver crianças a fazer o trabalho duro de homens, falta de orientações e supostos coordenadores que nada fizeram, não souberam receber os voluntários e, no final, foram-se embora deixando-nos sozinhos numa Reserva que não conhecíamos. Lamentável! Mas ficam bonitas as fotos na internet, não ficam?
Ass. Cecília Antão
agradecemos o comentário e da próxima vez tentaremos melhorar. no início da ação foi realizado o devido enquadramento, para os que estavam presentes