Ontem de manhã cerca de 40 pessoas juntaram-se no Parque de Avioso (Maia) para construir dois charcos, um mini-açude e cuidar das árvores plantadas em outubro e fevereiro passados. O calor não deu tréguas mas isso não impediu o avanço dos trabalhos. Limparam-se as ervas e foi feito o balanço do estado das árvores. Das 180 árvores plantadas nas margens da ribeira do arquinho (sorveiras,  sabugueiros, sanguinhos de água, ulmeiros, freixos) 177 estão vivas e em plena atividade de primavera. lançar novos rebentos e crescer! Mas são ainda pequeninas e facilmente ficam ocultadas pelas herbáceas em torno delas. Dai a importância de limpar a caldeia em torno de cada árvore.
O mini-açude construído ontem é útil para criar uma pequena retenção de água – a usar para a rega das árvores e para enchimento dos dois charcos também construídos ontem com o acompanhamento da equipa do Cibio-Div. Foi uma manhã e tanto 🙂
Esta ação resultou de uma colaboração entre o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, o projeto Charcos com Vida, o projeto Corrente do Rio Leça, com a participação da Optimus.