A manhã estava fria mas o sol compensou. Aos cerca de 30 curadores da floresta, juntaram-se as crianças das escolas locais e as suas famílias, os membros da Associação Ave – Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Vila do Conde e os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. Ao todo foram cerca de duas centenas de pessoas que passaram no dia 4 de fevereiro de 2012 pelo Monte de Santa Eufémia em Vila do Conde para plantar 400 sobreiros, carvalhos, pinheiros, castanheiros e vidoeiros onde antes havia apenas acácias e eucaliptos.

E a manhã de trabalho não podia ter começado de melhor forma, com a inspiração trazida pela leitura de vários poemas com a árvore como protagonista. E para terminar uma visita ao monte, ao seu património religiosos, sobreiros centenários e vistas deslumbrantes. Um especial destaque para o empenho do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde, dos Sapadores Florestais, da Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto e da Junta de Freguesia de Guilhabreu, e ainda para o PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza, pela mobilização de voluntários.

Esta acção está integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Mais FOTOS