No dia 17 de Dezembro os 13 voluntários que estiveram em Valongo começaram mais uma plantação de espécies de árvores nativas na serra. O plano era plantar 300 árvores mas éramos poucos e apesar de nos termos organizado em equipas de trabalho bastante eficientes – um cava e o outro planta e tapa 🙂 – não tivémos tempo para mais e plantamos poucas mais de cem de diversas espécies, entre as quais pilriteiros, azevinhos, carvalhos, castanheiros, medronheiros, freixos, folhados… Coube à equipa de sapadores florestais plantar as restantes árvores nos dias seguintes.
Entramos na época das festas com a sensação de estar a terminar o ano em grande! Obrigada a todos! Mais fotos aqui.
Esta acção está integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este

projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Desde outubro de 2011 e até ao dia de hoje já foram plantadas 4369 árvores nativas com a colaboração das autarquias da região e de 698 voluntários. A meta até fevereiro de 2012 é plantar 15.000 árvores.