No sábado passado assumimos a missão de plantar 300 árvores nas Serras de Valongo, com a dedicação de 31 voluntários que se tinham inscrito nesta jornada de trabalho. No entanto, a forte chuva que caiu no início da manhã levou-nos a cancelar a acção. Arrependemo-nos uma meia hora mais tarde quando as nuvens começaram a abrir um bocadinho e a chuva parou… Mas já tinhamos mandado todos os SMS e não havia regresso possível! 🙂
Bem, para plantarmos as árvores antes do Natal, pois precisam de mudar rapidamente para o seu novo habitat, marcamos uma acção para o próximo sábado – dia 17 de dezembro, das 9h00-12h30.
O objectivo mantém-se: plantar 200 árvores e arbustos de encosta (carvalhos, medronheiros, pilriteiros, folhados, etc.) e cerca de 100 exemplares de galeria ribeirinha (freixos, sabugueiros, etc.)

Encontro no Parque da Cidade de Valongo às 9h00 (Rua da Ilha, Valongo – N 41º11’14’’ / O 8º29’33’’).

Se estava inscrito(a) na acção do dia 10 apenas tem que confirmar por e-mail (porto.cre@gmail.com). Se não estava inscrito(a) por favor preencha apenas a ficha.

Esta acção está integrada no FUTURO – projecto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projecto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.