No passado dia 20 de março, início da Primavera, o mecenas HECTARE Critical Techworks voltou a Jancido, Foz do Sousa, para uma ação de plantação no âmbito do seu apoio direto, durante quatro anos, ao projeto FUTURO e à floresta nativa.

Recebidos em Gondomar, pela quarta vez, a empresa tecnológica regressou com os seus colaboradores para plantarem espécies nativas na continuidade da parcela que arborizaram em março de 2023, que na altura, ainda se encontrava com eucaliptos queimados. Agora, com o terreno limpo conseguiu-se acrescentar mais área dedicada ao bosque nativo.

A espécie dominante que está a ser potenciada no terreno é o medronheiro (Arbutus unedo) por ser uma pequena árvore/ arbusto, com folha persistente que tolera solos pobres, um grande desafio do território. Todavia, os participantes depararam-se na nova parcela com terra escura, rica em matéria orgânica, que potenciará ainda mais o bom desenvolvimento dos medronheiros para que estes deem flores, com néctar e pólen atrativos para os polinizadores e frutos nutritivos para as aves, pequenos mamíferos e para quem estiver de passagem e quiser deliciar-se com os medronhos daqui a quatro, cinco anos. Uma espera que valerá a pena.

Em trabalho de equipa ou sozinhos, durante uma tarde agradável, os participantes dedicadamente plantaram 256 medronheiros e 44 folhados (Viburnum tinus), totalizando mais 300 plantas nativas no terreno. A probabilidade de precipitação chega nos próximos dias para regar as jovens plantas que poderão absorver a água mais lentamente graças às bacias de retenção formadas aquando da plantação pelos 51 Voluntários presentes.

Muito obrigada@ por mais um ótimo momento passado com um grupo motivado a promover as espécies nativas da nossa região e o contributo do Mecenas HECTARE que possibilita as operações necessárias para as árvores plantadas se tornarem em floresta efetiva no FUTURO. Bem hajam. 😊

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e contou com a participação da Critical Techworks. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.