No passado 19 de maio, os pioneiros do Agrupamento de Escuteiros 1291 (Santo Tirso) quiseram celebrar a Semana da Biodiversidade de uma forma diferente. Assim, subiram ao monte Padrão para uma manhã de manutenção, com sacha, amontoa e correção das caldeiras das árvores plantadas nesta área do FUTURO. Aos 35 bravos juntaram-se mais 19 voluntários que vieram dar um pouco de mais de força e contar as suas experiências, visto que, alguns, são voluntários que tem acompanhado e contribuído para o crescimento e manutenção da floresta deste Monte, ao longos de vários anos.

A manhã foi bem divertida e a boa disposição ajudou a tornar o trabalho ainda mais interessante. Houve momentos de partilha sobre as espécies plantadas, como carvalhos, pilriteiros, mas principalmente os lindíssimos medronheiros que preenchem a paisagem deste Monte. A biodiversidade deste local também foi alvo de uma investigação peculiar, não estivéssemos em celebração. Os ninhos, as aberturas nos muros de pedra e as várias latrinas de coelhos serviram para mostrar aos jovens participantes que, apesar de nem sempre vermos os animais na floresta, eles existem. 🙂

No final dos trabalhos era quase obrigatório fazer uma merecida pausa sob a magnífica copa dos sobreiros que tanto caracterizam a zona do Castro de Monte Padrão. Junto dos vestígios arqueológicos, foi feito um enquadramento histórico sobre este importante Monumento Nacional.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2018CREPorto.ampereira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave, com o apoio do CRE.Porto.