No passado 13 de janeiro, um grupo de Voluntários do FUTURO e do Cidade+ estiveram na Quinta de Ribeiro de Colmeias, em Foz do Sousa (Gondomar), para colaborar na manutenção de uma das parcelas de intervenção do FUTURO.

Apesar da ameaça de chuva, os 24 voluntários não desistiram de comparecer no local combinado, e depois do habitual acolhimento e enquadramento, seguimos para o terreno para cortar a rebentação de eucalipto que começava a tentar apoderar-se da parcela, bem como limpar e melhorar as caldeiras dos carvalhos-alvarinhos (Quercus robur) instalados.

Durante a manhã foi debelada a rebentação de 200 eucaliptos e eliminados pela raiz cinco exemplares de erva-das-pampas (Cortaderia selloana), uma planta invasora que entre outros impactos negativos, pode causar alergias. Foram ainda plantadas 20 zêlhas (Acer monspessulanum), com o objetivo de acrescentar mais diversidade (também cromática) à Quinta de Ribeiro de Colmeias.

A parcela onde trabalhamos é uma das várias em intervenção na Quinta de Ribeiro de Colmeias. Tem cerca de 5.000 m2 e era, antes da entrada do projeto FUTURO, um denso eucaliptal. Em 2015, o terreno foi limpo e preparado pelo FUTURO e em 2016 foram plantados 335 carvalhos-alvarinhos. Em junho de 2017 fizemos a monitorização da área: a taxa de sobrevivência era de 94% – 98% (com 95% de confiança).

Muito obrigada a tod@s Voluntários do FUTURO e do CIDADE+ bem como aos sócios da APRISOF.

FOTOS Créditos: ©2017CRE.Porto.rruiz, ©2017CRE.Porto.malmeida

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar, pela proprietária da Quinta de Ribeiro de Colmeias e pelo CRE.Porto, em colaboração com o CIDADE+.