No dia 23 de novembro – Dia da Floresta Autóctone – estivemos na área florestal do Castro de Monte Padrão (Santo Tirso) a fazer uma ação de retancha (substituição de algumas árvores mortas) e de limpeza das caldeiras em torno das árvores. Neste local com muita história juntaram-se 43 voluntários, entre os quais uma grande e trabalhadora equipa de professores e alunos da Oficina do Instituto Nun’Alvres e um grupo da AMO Portugal. Esteve ainda presente o Engº Luciano Gomes (vice-presidente da Câmara Municipal) e o Dr. Alberto Costa (Vereador de Ambiente), que também participaram nos trabalhos!
A equipa técnica da Câmara Municipal de Santo Tirso e os Sapadores Florestais acompanharam os trabalhos e demonstraram aos participantes como fazer uma boa limpeza em torno das pequenas árvores, como plantar uma árvore e como identificar os sinais de uma árvore morta. Foram retanchadas 170 árvores.

Obrigada a tod@s!  Veja as FOTOS.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso e a ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e pela equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum. Colaborou a AMO Portugal no âmbito da sua iniciativa Florestar Portugal.