Como definido em dezembro passado, voltamos à Serra de Santa Iria, Gondomar, para monitorizar as árvores plantadas nas faixas de gestão de combustível nas duas últimas épocas. Para esta tarefa, tivemos a imprescindível ajuda de jovens formandos da organização Margem e seus formadores, bem como de voluntários do Banco Local de Voluntariado de Gondomar.
A ação decorreu durante a manhã do dia 16 de maio. Começamos por dar a conhecer o projeto e depois passamos à ação. Os intervenientes (27 ao todo) registaram a sobrevivência ou não das espécies Acer monspessulanum (zelha) e Quercus robur (carvalho-alvarinho) que estavam assinaladas com estacas vermelhas. Não foi possível concluir a análise de toda área plantada nessa manhã, mas quando finalizarmos a observação vai ser possível determinar a taxa de sobrevivência das árvores. Durante a ação, identificamos também a necessidade de assinalar com maior destaque a localização das árvores para evitar que durante a limpeza florestal não sejam cobertas pelos sobrantes dos cortes. Uma excelente notícia foi ver nas faixas inúmeras árvores nativas de germinação natural. Houve tempo também para captar algumas imagens das flores que “pintam” a serra. 🙂

Obrigada a tod@s! Veja as FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar – Divisão Qualidade Vida e Saúde Ambiental e a Portucalea. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum. Esta atividade estava incluída no programa do Dia Internacional do Fascínio das Plantas.