Apesar das ameaças de chuva, 14 voluntários apareceram na manhã do sábado passado para mais uma atividade no corredor ecológico, criado na serra de Santa Justa, em Valongo.

E, quando os voluntários querem, aquela serra torna-se mais consentânea com a natureza e o meio ambiente em que está inserida e, além disso, fica mais… linda! Foi isso que aconteceu em mais uma parcela da encosta da serra.

Após a limpeza do terreno, através do arranque de alguma vegetação herbácea e do corte de eucaliptos jovens, fez-se o controle e a manutenção das “caldeiras” das árvores plantadas anteriormente. De seguida, procedeu-se á substituição das que não sobreviveram, cujos pontos já tinham sido assinalados uns dias antes por sapadores florestais do concelho. Com esta plantação, a serra ficou beneficiada com novas árvores: 15 azevinhos e 48 carvalhos-alvarinho.

Como nota de curiosidade, registe-se que, uma hora antes do fim previsto para esta atividade, choveu “a potes” durante cerca de quinze minutos. Todos os presentes deixaram passar a chuvada e, depois, uns mais molhados que outros, lá voltaram aos trabalhos com a finalidade de não se regressar ao ponto de encontro com árvores por plantar… 🙂

De realçar ainda a presença de duas colaboradoras da C. M. Valongo, o que já é habitual nestas andanças. E o facto é que, além da explicação dos objetivos da ação e da orientação das tarefas dos voluntários, com os seus esforços também muito contribuíram para o sucesso dos trabalhos.

Obrigado a tod@s!

Imagens do dia aqui.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é promovida pelo Cre.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo.