No dia 4 de julho, 10 Voluntários do FUTURO estiveram a cuidar do bosque nativo em restauro na Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira. A meta para a manhã de trabalho era concluir as tarefas iniciadas três semanas antes numa outra ação de manutenção.

O grupo começou a intervenção numa mancha de castanheiros (Castanea sativa), plantados em março 2017, que necessitavam de ser “libertados” dos respetivos protetores porque tinham crescido muito nos últimos 3 anos. Algumas árvores já alcançam os 4 metros de altura! Munidos de x-atos e tesouras, cuidadosamente, para não ferirem os troncos e ramos das árvores, concluíram a tarefa. Outras espécies plantadas que também se adaptaram muito bem à Mata são, por exemplo, o medronheiro, o carvalho alvarinho e a gilbardeira. Alguns exemplares já apresentam frutificações!

No final da ação de três horas, os voluntários tinham endireitados tutores, recolocado protetores nas árvores mais pequenas, realizado o descasque de acacia e preparado o material sobrante para a reutilização. Missão cumprida! 🙂

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS| Créditos: ©2020CRE.Porto.malmeida; ©2020VitorParati; ©2020CMSMFeiraMRodrigues;

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.