2016CRE.portoampereiraIMG_4150 A 29 de janeiro, os Voluntários do FUTURO e os alunos da Escola Secundária João Gonçalves Zarco (do curso de Informática) foram os primeiros a subir ao cimo do monte do Parque da Ciência, em Custóias (Matosinhos). Desta feita para participar em mais uma ação com o objetivo de rearborizar o antigo aterro sanitário com espécies nativas.

Depois de uma introdução e demonstração de como (bem) plantar uma árvore, os 17 alunos deixaram de lado os teclados, escolheram as suas árvores, pegaram nos sachos e, divididos em três grupos, seguiram para as linhas de covas semiabertas. “Parece mais fácil, mas para a árvore ficar bem plantada temos que trabalhar bem!”. Este foi um de muitos comentários que se foram ouvindo ao longo da manhã. Mas o momento alto foi quando – ao explicarmos o que eram as árvores nativas – rapidamente lhes foi atribuído o domínio “.pt”. Não podia estar mais adequado! 🙂

A Escola Profissional de Matosinhos também se juntou aos trabalhos de plantação com um grupo de alunos e professores.

Ao mesmo tempo que os jovens eram apresentados às árvores autóctones e aprendiam a plantar, na encosta do monte, numa parcela nova do FUTURO, os restantes Voluntários, mais experientes, testaram o seu equilíbrio a plantar pilriteiros, medronheiros, carvalhos e sobreiros, entre outras espécies. O calor fez-se sentir e a encosta era íngreme, mas nada disso foi impedimento para cumprirem com a meta para esta parcela.

No final da manhã tinham sido plantadas 537 árvores autóctones (244 no planalto e 293 na encosta) com a preciosa ajuda de 53 voluntários e jardineiros do município.

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira; ©2016CRE.Porto|malmeida

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.