No dia 15 de março a Serra da Freita foi novamente ponto de encontro para uma ação de plantação de autóctones. Desta vez os trabalhos decorreram em Palma, em três locais distintos: numa encosta ingreme onde existem algumas árvores adultas e um riacho que limita a parcela; numa área plana plantada na época passada a necessitar de manutenção e retancha; e nas margens de um pequeno riacho. As espécies destinadas à plantação eram amieiros, azevinhos, freixos, vidoeiros, medronheiros, teixos, carvalho negral e carvalho-alvarinho, somando mais de 800 árvores. No final do dia, ficaram alguns carvalhos (240) por plantar, mas a equipa de Sapadores Florestais de Arouca, coordenada pelo ICNF, já voltou ao terreno para terminar as plantações dessas árvores, para que não ficasse nenhuma árvore nativa por plantar.

Antes de regressarem a casa, os participantes puderam saborear um lanche oferecido pela Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal. As broas de castanha e de abóbora e o vinho local fizeram sucesso.

O grupo de voluntários era composto por 42 pessoas: uma equipa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), um grupo de colaboradores das Águas do Douro e Paiva, cinco elementos dos Escoteiros de Espinho e vários Amig@s da Floresta provenientes de Coimbra e do Porto.

Muito obrigada a todos! Veja as FOTOS.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Arouca, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Florestal de Entre o Douro e Vouga e a Junta de Freguesia de Moldes. As árvores são provenientes do programa Floresta Comum. Colaborou o Geoparque de Arouca.