O sábado passado tivemos uma manhã em grande em Monte Padrão (Santo Tirso), com muita atividade, boa disposição e um final cultural e doce. Curadores e Amigos da Floresta juntaram-se com o executivo da autarquia (vereador de ambiente e vice-presidente) e vários colaboradores de diversos departamentos da Câmara Municipal de Santo Tirso, para levar a cabo uma ação de manutenção (limpeza e abertura de caldeiras) e retancha (substituição de árvores mortas) em parcelas plantadas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores, entre 2011 e 2012. Começamos a atividade de carapuço e guarda-chuva, sob uma forte chuvada, mas em poucos minutos o sol abriu-se em Monte Padrão e tivemos uma excelente manhã de trabalho. Os 37 participantes plantaram 246 árvores nativas: catapereiros (Pyrus bourgaeana); carvalhos-alvarinhos (Quercus robur); carvalhos-portugueses (Quercus faginea) e pilriteiros (Crataegus monogyna).

No final da manhã, fomos assistir à apresentação do livro “Guardador de Árvores”, uma obra de João Pedro Mésseder (poemas) e Horácio Tomé Marques (ilustração). À nossa espera estava também um petisco oferecido pela Câmara Municipal de Santo Tirso: mel, frutos secos, jesuítas e licor de Singeverga (produtos elaborados localmente).

Obrigada a tod@s! Veja as FOTOS.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso e a ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave e pela equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso. As árvores (todas nativas) são provenientes do programa Floresta Comum.