No dia 19 de novembro fomos a Arouca ver como estavam as nossas pequenas árvores da plantação nos Viveiros da Granja (2012) e em Santa Eulália (2013) e estudar a possibilidade de integração de novas parcelas. O dia estava solarengo e as incursões pelos caminhos florestais da Serra da Freita levaram-nos a sítios belíssimos.
Os carvalhos, castanheiro, azevinhos, bétulas, entre outras, plantadas na campanha de plantação anteriores estão em franco crescimento, como se pode ver nas imagens. Algumas delas, na visita de monitorização que fizémos no final do verão, pareciam não resistir mas rebentaram depois das primeiras chuvas.

A intervenção na Serra da Freita é realizada em parceria com o ICNF, o Conselho Diretivo dos Baldios da Ameixieira, Currais e Cales e a Câmara Municipal de Arouca. O que se pretende nestas parcelas é criar descontinuidades na área florestal da Serra da Freita para tornar o território mais resiliente. As parcelas em intervenção fazem parte da rede primária definida pelo Plano Distrital de Defesa da Floresta contra Incêndios do Distrito de Aveiro e da rede terciária (Plano de Gestão das Matas).