O dia começou cedo no Monte Padrão: os 25 voluntários juntaram-se na proximidade do Centro Interpretativo do Castro e fizeram a subida até à Capela da Sra. do Padrão, ao lado da qual o espaço de plantação estava devidamente assinalado. As plantas já estavam à nossa espera.

Após uma breve apresentação sobre o FUTURO – projeto das 100.000 árvores e uma demonstração sobre como (bem) plantar uma árvore, cada Amig@ e Curador@ da Floresta pegou nos seus utensílios e árvores e pôs mãos à obra.

Desta vez foram plantados apenas carvalho-alvarinho e medronheiro, num total de 268. A plantação terminou por volta das 11h00, hora na qual se iniciou um atelier de pão elaborado à moda da Idade do Ferro, isto é, com bolotas de carvalho-alvarinho como ingrediente central.

O atelier, dinamizado pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, levou-nos através de uma pequena viagem ao passado e trouxe-nos novamente ao presente com as provas do pão de bolota elaborado durante a manhã. Os mais pequenos ficaram fascinados pela elaboração do pão e fizeram questão de preparar mais uma formada, com um pão em forma de dinossáurio 🙂

A Câmara Municipal de Santo Tirso surpreendeu ainda com uma prova de algumas das várias delicias locais: as bolachinhas conventuais , os jesuítas, o mel, o licor de Singeverga… Todas as energias consumidas na plantação foram totalmente repostas e nenhum dos voluntários se esquecerá desta manhã de trabalho, aprendizagem e convivio. 

Obrigada a tod@s! FOTOS

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e promovida pelo CRE.Porto em colaboração com a Câmara Municipal de Santo Tirso, a ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso. [/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]