A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA) é um projeto do CRE.Porto para a comunidade escolar da Área Metropolitana do Porto, iniciado em 2018, inspirado no FUTURO. Com este projeto pretende-se estimular a utilização da Natureza como um espaço e um recurso privilegiado de ensino-aprendizagem e assim exponenciar o contacto de crianças e jovens com o meio natural. Porque a Natureza é a melhor sala de aula.

Usar a Natureza como sala de aula

Vários estudos demonstram que o contacto com a Natureza tem um impacto positivo ao nível do desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças e jovens, constituindo-se como um espaço privilegiado de observação, de experimentação e de aprendizagem. De facto, uma educação com base na Natureza apresenta impacto nas crianças e jovens, na medida em que aumenta a probabilidade destes serem mais felizes, ativos e observadores, o que se pode traduzir em comportamentos mais sustentáveis e ecológicos. Paralelamente, aprender no meio ambiente pode contribuir para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem, particularmente ao nível do desenvolvimento da criatividade, da linguagem, literacia e competências de comunicação. Na Natureza o abstrato torna-se concreto através de experiências autênticas e significativas, nas quais os alunos deixam de ser meros recetáculos para assumir um papel proactivo na aquisição de conhecimentos.

 

As componentes do projeto

O projeto “A Natureza é a Melhor Sala de Aula” está estruturado em quatro componentes fundamentais e complementares. A primeira componente, sendo basilar, consiste na criação de uma comunidade de aprendizagem constituída por uma rede de docentes dinamizadores de Aulas na Natureza (floresta, mata, parque ou jardim da escola). A segunda componente remete-nos para a formação de professores e educadores, com o objetivo de partilhar técnicas e metodologias de aprendizagem em contexto de Natureza. A par disso, são igualmente dinamizadas formações para técnicos municipais, no sentido de inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas e métodos de exploração desses locais. A terceira componente refere-se ao estudo científico sobre o impacto das Aulas na Natureza em crianças e jovens, considerando algumas dimensões destacadas pelos estudos empíricos. A última componente diz respeito à comunicação e disseminação dos resultados obtidos.

Uma Comunidade de Aprendizagem

No ano letivo 2021/2022, esta comunidade integra (no mínimo) quatro docentes de (pelo menos) dois estabelecimentos de ensino em cada um dos 17 municípios que integram a Área Metropolitana do Porto. As escolas foram selecionadas, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, atendendo à experiência dos seus docentes na realização de sessões na Natureza, bem como à existência de espaços verdes significativos no seu interior ou proximidade. Esta comunidade está a ser dinamizada pela equipa do CRE.Porto, que propõe atividades (adaptáveis aos recursos e contextos) para professores e educadores dinamizarem fora da sala de aula. No decorrer do desenvolvimento das atividades pretende-se que esta rede de docentes partilhe na plataforma da Comunidade NSA não só os resultados/produtos finais da implementação como também o processo subjacente à aquisição de aprendizagens e práticas que poderão ser mais tarde replicadas noutras escolas da região.

Formação de Professores e Técnicos Municipais

O objetivo principal da formação de professores é o de capacitar e inspirar com exemplos, ferramentas de trabalho e ideias práticas sobre a utilização da Natureza como espaço de ensino-aprendizagem. Para tal, os professores e educadores que integram a comunidade de aprendizagem NSA terão a oportunidade de participar no III Encontro da Comunidade Educativa NSA e outras ações de formação creditada que visam partilhar conhecimentos e explorar em conjunto estratégias e ferramentas úteis para a realização das atividades propostas pela equipa CRE.Porto.

Nesta componente é desenvolvida uma formação destinada aos técnicos dos municípios da Área Metropolitana do Porto, que pretende enriquecer o seu conhecimento e inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas, atividades e métodos de exploração destes espaços, bem como acompanhar o projeto nas escolas participantes do respetivo município. Esta formação é baseada na premissa de que os espaços verdes municipais, parques e zonas florestais próximas são utilizadas para a dinamização de atividades de educação ambiental.

Mentoria de Professores

No ano letivo de 2021/2022 será implementada, pela primeira vez, a Mentoria de Professores. Esta constitui-se como uma ferramenta de desenvolvimento profissional que viabiliza a partilha recíproca de conhecimentos e experiências, numa lógica contínua à implementação das atividades inerentes aos Guiões Orientadores, entre os técnicos parceiros (Mentores) e os educadores e professores (Mentorandos) que fazem parte do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula”. Os Mentores têm como principais designações o acompanhamento e o apoiar aos docentes na implementação dos Guiões Orientadores, observando e motivando os docentes para a dinamização autónoma das respetivas atividades, assim como facilitar, sempre que possível, a aquisição de recursos e ferramentas necessárias ao cumprimento dos objetivos previstos. Os professores e educadores mentorandos autónoma dos Guiões Orientadores, dinamizando as respetivas aulas na Natureza, recorrendo proativamente ao apoio e suporte dos Técnicos, sempre que necessário.

Um projeto de ação-investigação

Explorar o impacto multifacetado destas aulas na Natureza no desenvolvimento das crianças e jovens é fundamental para se criarem práticas educativas baseadas em evidência. Nesta senda, o CRE.Porto estabeleceu uma colaboração com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de se desenhar um plano de ação-investigação que permita avançar para a avaliação do impacto desta metodologia de ensino-aprendizagem no ajustamento socioemocional e académico e nas atitudes e comportamentos pró-ambientais das crianças e jovens envolvidos no projeto. Nesta edição 20/21 dar-se-á continuidade à avaliação da metodologia de ensino partilhada pelos Guiões Orientadores, com metodologia qualitativa. Paralelamente será implementado o estudo para a adaptação de instrumentos para o contexto português, bem como o impacto das aulas na natureza. Para esta componente do NSA, a equipa de investigação conta com a participação de investigadores sénior e investigadores júnior que se encontram a desenvolver as suas dissertações de mestrado em Psicologia no âmbito do projeto.

Os parceiros principais do projeto

Os Municípios Parceiros são: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano / Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e o Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves são parceiros do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” 2021/22.

Escolas participantes: [em breve]