Porto | Uma árvore para si | Passo-a-passo

Porto | Uma árvore para si | Passo-a-passo 2016-11-25T15:50:54+00:00

Se está interessado(a) em receber árvores ou arbustos e participar nesta iniciativa mantenha-se atento(a). No final de 2016 voltaremos a abrir inscrições. Em baixo pode conhecer as Condições de Participação, consultar respostas para as Perguntas Frequentes e saber como se planta uma árvore. Até breve! 🙂

Ser residente ou ter a sede da sua organização no Porto é uma das condições básicas para participar nesta iniciativa, mas existem outras. Nada de muito complicado, mas como compreenderá queremos ter a certeza que as árvores chegam às mãos certas. Estamos certos que as suas o são mas pedimos-lhe que antes de avançar para a candidatura consulte as Condições de Participação.

Temos um conjunto de 11 espécies distintas de árvores e arbustos para si, do qual deverá selecionar as suas preferidas e mais adequadas ao seu jardim ou tereno. As árvores que irá receber são pequenas mas tenha em consideração que vão crescer! Algumas gostam mais de sol e outras de sombra, algumas têm folha o ano todo e outras perdem a folha no inverno… Tudo isto pode parecer complicado, mas não é. Nós ajudamos. Consulte a nossa tabela Escolha bem a sua árvore‘, para saber quais as melhores escolhas para o seu caso.

O último passo para reservar as suas árvores é oficializar a sua candidatura preenchendo um formulário. Nele, para além do número de árvores e espécies que selecionou terá que nos fornecer alguns dados pessoais como morada, contactos e número do cartão do cidadão. Após o preenchimento, a submissão da sua candidatura será confirmada por email nos instantes seguintes. Contudo, a aprovação da sua candidatura será realizada por carta, pelo que lhe pedimos que esteja atento à sua caixa de correio!

Ainda nos conhecemos há tão pouco tempo e já lhe estamos a pedir amizade no facebook. Mas a verdade é que queremos mesmo conhecer os seus amigos e se possível oferecer-lhes algumas árvores. Aliás, gostávamos que fosse o/a primeiro/a a divulgar junto deles esta iniciativa, porque já se sabe: juntos somos mais e quando somos mais, tudo fica mais verde.  Bom, fica aqui o link para o nosso facebook e se quiser, coloque uma foto do seu jardim com as novas árvores.

De que tamanho são as árvores que vou receber? Moro no Porto mas queria plantar as minha árvores em Ponte de Lima, é possível? Não tenho terreno, mas o meu condomínio tem, posso plantar? Há um jardim perto de minha casa que precisa de umas árvores, posso plantar? Se tem estas ou outras dúvidas, não se preocupe. Visite aqui a nossa listagem de perguntas frequentes e fique esclarecido!

Esta é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, com a colaboração do CRE.Porto, do Programa Floresta Comum e da Metro do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na nossa cidade uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e que transforme o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável. Para que esta infraestrutura verde se torne uma realidade incontornável, a intervenção não se pode limitar aos espaços públicos da nossa cidade e esta é a razão pela qual estamos a oferecer árvores.

As árvores e arbustos nativos (ou autóctones) são espontâneos na nossa região. Fazem parte do nosso património natural e cultural, estão bem adaptados ao clima, exigem menor manutenção e desempenham um importante papel na promoção da biodiversidade.

Apesar de lhe oferecermos uma sessão de formação juntamente com as suas árvores, nunca é demais explicar como deve plantar, já que é uma atividade simples mas que tem as suas exigências… No final não se esqueça de regar!

PARTICIPE
As nossas árvores
Plantações