O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – tem sido considerado nacional e internacionalmente um projeto de referência. Em 2013 e 2014 o projeto foi galardoado pela Fundação Yves Rocher e pela Universidade das Nações Unidas. Estes reconhecimentos são para nós um reforço da metodologia de trabalho, uma fonte de motivação e um importante incentivo para continuar.

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FUTURO também é Rosto do Novo Norte

No passado 2 de maio a CCDR-N, enquanto Autoridade de Gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), promoveu a sessão pública “O Norte somos nós – Rostos de um Novo Norte”. A cerimónia incluiu o lançamento do livro e a inauguração da exposição “O Norte somos nós – Rostos de um Novo Norte”, dos quais também consta o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na AMP.

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FUTURO recebe Prémio O Norte somos Nós

Entre os cerca de 6.000 projetos que foram cofinanciados pelo ON.2 a CCDR-N selecionou 21 que considerou exemplares, demosntrativos e de alto impacto para a região. O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – figurou entre os 3 projetos escolhidos pela CCDR-N na Categoria “Sustentabilidade” e esteve em votação pública. No passado 30 de novembro de 2017 foram conhecidos os resultados e temos muita honra em ter trazido o Prémio desta categoria para casa. Obrigada a tod@s!

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FUTURO recebe Menção Honrosa do GPA 2016

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – recebeu em janeiro de 2017 a Menção Honrosa da Categoria ‘Iniciativa de Mobilização‘ do Green Project Awards. A entrega do prémio decorreu na Fundação de Serralves.

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FUTURO é finalista do Okayama ESD Award 2015

O ‘Okayama Education for Sustainable Development Award’ tem como objetivo reconhecer projetos de excelência na educação-ação para a sustentabilidade. Foram recebidas 50 candidaturas de 29 países. Portugal esteve representado com o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na AMP e recebemos esta breve e animadora mensagem: “the ‘FUTURE – 100.000 trees project in Porto Metropolitan Area’ was shortlisted at final screening process as one of the wonderful ESD projects”. Ficamos felizes quando o FUTURO chega mais longe.

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FUTURO é projeto exemplar em relatório da UNDESA

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto consta no mais recente relatório da United Nations Department of Economic and Social Affairs (UNDESA) sobre o impacto das instituições de ensino superior na promoção do desenvolvimento sustentável, em particular na área das alterações climáticas – CLIMATE CHANGE ACTION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT. Este relatório foi apresentado no dia 14 de outubro de 2015 na sede da UNESCO em Paris. No relatório, a Universidade Católica Portuguesa é destacada pelo seu papel na liderança do CRE.Porto. O FUTURO é o único exemplo português neste relatório.

UNDESA

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UNU reconhece o FUTURO como Projeto de Excelência

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto foi reconhecido em 2014 pela Universidade das Nações Unidas (UNU) como um “Projeto de Excelência”. O reconhecimento decorreu durante o 9º Encontro Global dos Centros Regionais de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CRE.EDS). O projeto foi avaliado na categoria de ‘Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação-Ação’, tendo sido reconhecido o seu valor na melhoria e expansão das florestas urbanas nativas.

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Prémio Terre de Femmes 2013 Portugal

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – recebeu em 2013 o Prémio Terre de Femmes Portugal. Este prémio tem como objetivo galardoar mulheres que agem a favor do ambiente e é promovido pela Fundação Yves Rocher.

prixTerredeFemmes

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Conhecimento Tradicional e Biodiversidade

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é um dos estudos de caso analisados, pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas, ​​no livro Traditional Knowledge and Biodiversity (Conhecimento Tradicional e Biodiversidade). Nesta análise conclui-se a importância de três abordagens para garantir o sucesso da educação para o desenvolvimento sustentável: aprender fazendo; aprender com os técnicos; apostar em intervenções coletivas.

RelatorioUNUnidas

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