Aqui encontrará toda a informação necessária para conhecer como funciona a iniciativa, analisar as características das espécies de plantas disponíveis e por fim, candidatar-se. Encontrará também um conjunto de perguntas frequentes que reunimos na esperança de esclarecer todas as possíveis dúvidas que possa ter. Siga os passos e mesmo depois de ter plantado as suas plantas, regresse a esta página sempre que tiver dúvidas.

O seu jardim pode ser um espaço mais bonito, rico em biodiversidade e um importante contributo para uma cidade mais verde!

Ser residente e instalar as suas plantas na cidade do Porto é uma das condições básicas para participar nesta iniciativa, mas existem outras. Nada de muito complicado, mas como compreenderá queremos ter a certeza que as árvores chegam às mãos certas. Estamos certos que as suas o são, mas pedimos-lhe que antes de avançar para a candidatura consulte atentamente as Condições de Participação.

Temos nove espécies distintas de plantas para si, das quais deverá selecionar as suas preferidas mas acima de tudo as mais adequadas para o seu jardim ou terreno. As plantas que oferecemos são pequenas em idade (2 a 3 anos), então não esqueça que vão crescer! Algumas gostam mais de sol e outras de sombra, algumas têm folha o ano todo e outras perdem a folha no inverno. Tudo isto pode parecer complicado, mas não é. Nós ajudamos. Consulte a nossa tabela Escolha bem as suas plantas.

O último passo para reservar as suas árvores e arbustos é oficializar o seu pedido preenchendo o Formulário de Candidatura. Após o preenchimento, a submissão da sua candidatura será confirmada por email nos instantes seguintes. Contudo, a aprovação só será enviada posteriormente, por e-mail, após uma cuidada avaliação pela nossa equipa. Pedimos que esteja atento(a) ao seu e-mail pois podemos solicitar algum esclarecimento.

Ainda nos conhecemos há tão pouco tempo e já lhe estamos a pedir amizade no facebook. Mas a verdade é que queremos mesmo conhecer os seus amigos para que lhe possamos oferecer algumas árvores. Aliás, gostávamos que fosse o(a) primeiro(a) a divulgar junto deles esta iniciativa, porque já sabe que: juntos somos mais e quando somos mais, tudo fica mais verde.

Bom, fica aqui o link para o nosso facebook e, se receber uma planta mostre-nos como foi partilhando fotografias e/ou relatos da sua experiência. Use a hashtag #1arvoreparasi para mais facilmente o(a) detetarmos.

De que tamanho são as árvores que vou receber? Moro no Porto mas queria plantar as minhas árvores em Ponte de Lima, é possível? Não tenho terreno, mas o meu condomínio tem, posso plantar? Há um jardim perto de minha casa que precisa de umas árvores, posso plantar?

Se tem estas ou outras dúvidas, não se preocupe. Visite aqui a nossa lista de Perguntas Frequentes e fique esclarecido(a)! Para saber como instalar e cuidar das suas plantas consulte ainda como deve plantar a sua árvore. Se ainda tem dúvidas envie-nos um email: umaarvoreparasi@gmail.com

Esta é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito das suas Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e desenvolve-se no contexto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na cidade do Porto uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.

Uma forma de contribuir para uma região mais verde é plantar árvores e arbustos nativos que são espontâneos na nossa região. Fazem parte do nosso património natural e cultural, estão bem adaptados ao clima, exigem menor manutenção e desempenham um importante papel na promoção da biodiversidade.

Vai poder participar numa sessão de formação online onde a nossa equipa abordará as espécies que são para oferta e como deve plantar e cuidar delas. Apesar de esta ser uma atividade simples, tem as suas exigências 🙂 .  Entretanto visualize o vídeo que preparamos para si.

PARTICIPE
AS NOSSAS ARVORES
PLANTAÇÕES