“A Natureza é a melhor Sala de Aula” é um projeto do CRE.Porto para a comunidade escolar da Área Metropolitana do Porto, iniciado em 2018, inspirado no FUTURO. Com este projeto pretende-se estimular a utilização da Natureza como um espaço e um recurso privilegiado de ensino-aprendizagem e assim exponenciar o contacto de crianças e jovens com o meio natural. Porque a Natureza é a melhor sala de aula.
Usar a Natureza como sala de aula
Vários estudos demonstram que a Natureza, além de ter um impacto positivo no bem-estar físico e psicológico das crianças e jovens, constitui-se como espaço privilegiado de observação, de experimentação e de aprendizagem. Na Natureza o abstrato torna-se concreto através de experiências autênticas e significativas, nas quais os alunos deixam de ser meros recetáculos para assumir um papel proactivo na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de competências. A criatividade e a capacidade de resolução de problemas são algumas dessas competências que podem ser expandidas e potenciadas com a utilização da natureza como metodologia de ensino-aprendizagem.
Os componentes do projeto
O projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” está estruturado em três componentes fundamentais e complementares. A primeira componente, sendo basilar, consiste na criação de uma comunidade de aprendizagem constituída por uma rede docentes dinamizadores de Aulas na Natureza (floresta, mata, parque ou jardim da escola). A segunda componente do projeto remete-nos para a formação de professores e educadores, com o objetivo de partilhar técnicas e metodologias de aprendizagem em contexto de Natureza. Da mesma forma, e potenciando os espaços verdes municipais e os vários centros de educação ambiental, esta componente integra também formação específica para técnicos municipais, com o objetivo de inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas e métodos de exploração desses locais. A terceira componente refere-se ao estudo científico sobre o impacto das sessões na Natureza nas crianças e jovens participantes, considerando algumas dimensões que os estudos empíricos destacam. A quarta componente é a Comunicação e disseminação dos resultados obtidos.
Uma Comunidade de Aprendizagem
No ano letivo 2020/2021, esta comunidade integra (no mínimo) quatro docentes de (pelo menos) dois estabelecimentos de ensino em cada um dos 17 municípios que integram a Área Metropolitana do Porto. As escolas foram selecionadas, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, atendendo à experiência dos seus docentes na realização de sessões na Natureza, bem como à existência de espaços verdes significativos no seu interior ou proximidade. Esta comunidade está a ser dinamizada pela equipa do CRE.Porto, que propõe atividades (adaptáveis aos recursos e contextos) para professores e educadores dinamizarem fora da sala de aula. No decorrer do desenvolvimento das atividades pretende-se que esta rede de docentes partilhe na plataforma da Comunidade NSA não só os resultados/produtos finais da implementação como também o processo subjacente à aquisição de aprendizagens e práticas que poderão ser mais tarde replicadas noutras escolas da região.
Formação de Professores
O objetivo principal da formação de professores no âmbito “A Natureza é a melhor sala de aula” (NSA) é o de capacitar e inspirar os professores com exemplos, ferramentas de trabalho e ideias práticas sobre a utilização da Natureza como espaço de ensino-aprendizagem. Para tal, os professores e educadores que integram a comunidade de aprendizagem NSA terão a oportunidade de participar no II Encontro da Comunidade Educativa NSA e em 6 horas de formação creditada que visam facilitar o conhecimento dos docentes e educadores envolvidos nesta comunidade, como também partilhar conhecimentos e explorar em conjunto estratégias e ferramentas úteis para a realização das atividades propostas pela equipa CRE.Porto.
Formação de Técnicos Municipais
Os espaços verdes municipais, parques, zonais florestais de proximidade e os equipamentos de Educação Ambiental constituem espaços privilegiados de contacto com a Natureza. Uma grande parte destes locais é, de forma organizada e rotineira, utilizada para a dinamização de atividades de educação ambiental. Esta formação é destinada exclusivamente aos técnicos dos municípios da Área Metropolitana do Porto e pretende enriquecer o seu conhecimento e inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas, atividades e métodos de exploração destes espaços, bem como acompanhar o projeto nas escolas participantes do respetivo município.
Um Projeto de Investigação-ação
Explorar o(s) impactos(s) multifacetado(s) destas aulas na Natureza no desenvolvimento das crianças e jovens, é fundamental para se criarem práticas educativas baseadas em evidência. Nesta senda, o CRE.Porto estabeleceu uma colaboração com o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de se desenhar um plano de investigação-ação que permita avançar, a médio prazo, para a avaliação do impacto deste tipo de metodologia de ensino-aprendizagem no ajustamento socioemocional e académico e nas atitudes e comportamentos pró-ambientais das crianças e adolescentes envolvidos no projeto. Previamente à avaliação do impacto, e numa primeira fase, proceder-se-á a um estudo piloto, com metodologia qualitativa e quantitativa, para a caracterização dos contextos educativos que integram o projeto NSA e para o desenvolvimento e adaptação de instrumentos para o contexto português.
Os parceiros principais do projeto
Os Municípios Parceiros são: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano / Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e o Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves são parceiros do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” 2020/21.
Este projeto tem a participação dos seguintes Estabelecimentos de Ensino:
- Arouca
- Agrupamento de Escolas de Escariz
- Escola Secundária de Arouca
Espinho
- Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida – Escola Básica nº 2 de Espinho
- Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira
Gondomar
- Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3
- Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda
- Escola EB 2,3 Santa Bárbara
Maia
- Escola EB 1 Monte Calvário
- Escola EB 1/ JI nº1 de Gueifães
Matosinhos
- Escola Básica Irmãos Passos
- Escola EB 1/ JI de Sendim
Oliveira de Azeméis
- Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo
- Escola Básica e Secundária Soares Basto
Paredes
- Colégio Casa Mãe
- Escola Básica de Recarei
- EB Crestelo
Porto
- Agrupamento de Escolas de Cristelo, Escola Básica da Vilarinha
- Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho
- Colégio D. Duarte
Póvoa do Varzim
- Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Santa Maria da Feira
- Escola EB 2,3 Milheirós de Poiares
- Escola Básica de Argoncilhe
Santo Tirso
- Escola Básica de S. Tomé de Negrelos
- Instituto Nun’Alvare
S. João da Madeira
- Escola EB 1/ JI Carquejido
- Jardim de Infância do Parque
Trofa
- Escola Básica do Castro
- Escola Básica e Secundária do Coronado e Castro
Vale de Cambra
- Escola Básica do Búzio
Valongo
- Escola Básica de Campo
- Escola Secundária de Alfena
- Escola Secundária de Valongo
Vila do Conde
- Escola EB 2,3 D. Pedro IV
- Escola EB 2,3 Maria Pais Ribeiro – A Ribeirinha
Vila Nova de Gaia
- Escola Básica de Sophia de Mello Breyner
- Escola Básica de Adriano Correia de Oliveira
- Escola Secundária Gaia Nascente