Após o Encontro da Comunidade Educativa do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA) no passado dia 18 de janeiro, arranca a implementação das atividades na Natureza neste segunda edição (2019/2020) do projeto, tendo em vista a consolidação do uso deste espaço privilegiado como recurso de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento de competências transversais.

A comunidade de aprendizagem do NSA cresceu significativamente e conta atualmente com mais de 70 educadores e professores de 35 escolas diferentes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) e, quanto aos principais destinatários deste projeto, abrange mais de 1000 alunos.

Nesta segunda edição foram introduzidas algumas novidades a partir de pistas colhidas da edição anterior, não só através dos contributos dos professores, mas também dos contributos dos alunos que inauguraram este projeto.

Para consubstanciar e incrementar a motivação da utilização a Natureza como recurso de ensino-aprendizagem, foram desenvolvidos, por uma equipa multidisciplinar, oito Guiões Orientadores, tendo por base as aprendizagens essenciais e as competências transversais do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Estes guiões são ajustados aos diferentes níveis de ensino (do pré-escolar ao ensino secundário), contudo no 2º, 3º ciclos e ensino secundário focam-se nas seguintes áreas disciplinares: Ciências da Natureza, Educação Visual, Biologia e Geologia, Físico-Química e Geografia.

As quatro atividades em cada um dos guiões serão implementadas pelos educadores e professores nos próximos meses, com as devidas adaptações às necessidades dos alunos e aos recursos naturais disponíveis. Sobre a realização das atividades, os educadores e professores serão convidados a divulgar e partilhar na plataforma online da Comunidade Educativa NSA os resultados das atividades com os alunos, bem como as estratégias/ferramentas utilizadas. Com os diferentes contributos o CRE.Porto alargará a partilha no site do projeto, esperando contagiar mais agentes educativos para este projeto e inspirar todos os professores e educadores que fazem parte da rede.

FOTOS | Créditos: ©2019AED.PedroIV; ©2019AEEscariz; ©2019AERates; ©2019INA

“A Natureza é a melhor Sala de Aula” é um projeto educativo promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.