Porto | Uma árvore para si III 2018-03-28T11:01:09+00:00

O Porto quer oferecer-lhe uma ou várias árvores para plantar no seu jardim.

Se tem um jardim ou um pouco de terreno disponível na nossa cidade gostariamos de lhe oferecer uma ou várias árvores para plantar.

No âmbito desta iniciativa, que pretende apoiar e estimular os portuenses a plantar árvores e arbustos nos seus espaços, terá a oportunidade de escolher até 10 árvores e arbustos de várias espécies que disponibilizamos para si, seja uma empresa, uma organização ou um residente na nossa cidade.

Escolha as espécies que melhor combinam consigo e com as características do seu jardim de entre onze espécies distintas e receba ainda uma pequena formação especializada para aprender a plantar e a cuidar das suas novas árvores.

Esta é uma oportunidade única de se envolver diretamente nos destinos da nossa cidade, contribuindo ativamente para a melhoria do Porto e da qualidade de vida dos seus cidadãos.

As inscrições fecharam no dia 25 de março de 2018.

Sabia que ao plantar uma árvore no seu jardim, em plena cidade do Porto, melhora a qualidade de vida de todos, em particular a sua? Cada árvore plantada é um pequeno contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore à nossa volta aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse no nosso organismo. E se essa árvore for plantada e cuidada por si os benefícios são ainda maiores. As atividades de jardinagem são uma excelente forma de se conectar com a natureza, estimular a criatividade, aumentar o bem-estar geral do organismo, fazer exercício e aliviar as tensões.

Até ao momento o Município do Porto tem estado envolvido no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – através da instalação do ‘Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO’ no Viveiro Municipal do Porto, com cedência de espaço e recursos para a produção de plantas. Cerca de 55.000 árvores foram produzidas desde 2014 e mais 15.000 estão em produção em 2018. Estas árvores (e arbustos) têm como destino os vários locais de plantação do FUTURO no espaço metropolitano. Mas o Porto assumiu dar um contributo próprio para o nosso FUTURO e por isso decidiu promover a instalação de árvores nativas também dentro da cidade, dando assim um contributo concreto para atingir as metas regionais. ‘Uma árvore para si’ é uma das iniciativas em curso para atingir esse objetivo. A outra é a Rede de Biospots do Porto, com criação de pequenos bosques nativos ao longo dos nós da Via de Cintura Interna. No Nó do Regado já estão a crescer mais de 700 árvores e arbustos e em 2018 será intervencionado o Nó de Francos.

O seu compromisso é simples: escolher bem as suas plantas, levantá-las, plantá-las e cuidá-las e informar-nos sempre que possível sobre o desenvolvimento das mesmas e eventuais dificuldades. Muito obrigada pelo seu empenho em contribuir para um Porto mais verde!

AGENDA
ROTA DAS ÁRVORES
AMP | COMO PLANTAR