No dia 11 de dezembro realizou-se uma ação de capacitação-ação para “Identificação e controlo eficiente de plantas invasoras” na Maia, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A ação destinou-se prioritariamente a técnicos superiores do município da Maia e vizinhos e a técnicos de empresas prestadoras de serviços no concelho da Maia. Participaram 20 técnicos.

A Profª Hélia Marchante da Escola Superior Agrária de Coimbra e Centro de Ecologia Funcional (UC), apresentou aos técnicos as principais plantas invasoras que ocorrem na região, explicou como identificar cada espécie, abordou as etapas essenciais na gestão do controlo destas plantas e as metodologias de controlo mais adequadas. Durante o trabalho de campo os participantes puderam participar no descasque de mimosa (Acacia dealbata) e verificar o resultado de um descasque num exemplar de austrália (Acacia melanoxylon). FOTOS

Esta capacitação-ação é a segunda dirigida a técnicos superiores desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciada pelo ON.2.