No passado 6 de maio, 31 operacionais de manutenção de espaços verdes do Município da Maia e da Lipor, bem como os respetivos encarregados e gestores, participaram na iniciativa de capacitação-ação sobre “Controlo eficiente de plantas invasoras”, organizada no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e que decorreu nas instalações da Jardiland – Maia (margens do Rio Leça).

A ação deu a conhecer as plantas invasoras dominantes da região aos colaboradores que estão na primeira linha de ação com o objetivo de capacitar sobre os métodos de controlo mais adequados. Os trabalhos práticos decorreram nas margens do Rio Leça (junto à Jardiland), onde os participantes aplicaram de imediato estes métodos de controlo de plantas invasoras, nomeadamente o “descasque” de mimosas (Acacia dealbata).


Este campo de trabalho foi liderado por Elizabete Marchante, especialista em plantas invasoras, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Teve o apoio da Jardiland Maia. É cofinanciada pelo ON.2.